top of page
Classe de treino

Fome emocional: como as emoções interferem na alimentação.

Foto do escritor: Somos Luci LuciSomos Luci Luci

Atualizado: 29 de abr. de 2024


Sabe aqueles dias em que você está um pouco triste e se delicia com um chocolate para dar uma animada? Ou quando come um alimento que fez parte da sua infância e relembra momentos que marcaram a sua vida? 


Perceba que comer não é apenas entregar ao corpo os nutrientes que ele precisa. Quando comemos, podemos estar tentando lidar com emoções ao promover conforto, distração, prazer, entre outras sensações com a comida. 


A alimentação e as nossas emoções estão muito conectadas, e em algumas situações podem estar associadas à fome emocional. Mas você sabe quando isso acontece? Siga a leitura para entender a conexão entre o que sentimos e o que comemos, como identificar a fome emocional e dicas para lidar com ela sem abrir mão de uma alimentação equilibrada e saudável.


O que é fome emocional?

Os dois tipos de fome mais conhecidos são a física e a emocional. Enquanto a física atende as necessidades nutricionais do nosso corpo e é sentida no estômago, a fome emocional acontece quando nos alimentamos motivados pelas nossas emoções e sentimentos, e é percebida pelo nosso desejo de comer algo. 


É normal sentir fome emocional?

Sim! O nosso corpo procura por fontes de prazer e compensação para se manter em equilíbrio naturalmente. Somado a isso, a relação que estabelecemos com determinados alimentos faz com que eles nos remetam a situações de conforto e prazer, e o comer se torna uma recompensa.

É interessante destacar que esses mecanismos são naturais do nosso corpo e fazem parte da forma como nos alimentamos, são normais e bem mais comuns do que você imagina.

Tão comuns que uma pesquisa realizada pelas instituições ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), Merck Brasil e IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) mostrou que 7 em cada 10 brasileiros sentem ou já sentiram fome emocional. Ainda, entre os participantes da pesquisa:


  • 64% concordaram que comer em excesso é uma forma de lidar com a ansiedade e o estresse. 


  • 60% disseram comer chocolate, pizza e outras guloseimas quando se sentem estressados ou de mau humor.


  • 66% afirmaram sentir desejos repentinos e incontroláveis de comer doces ou frituras.

Veja que mais da metade dos 2.560 participantes da pesquisa sinalizaram associações com a fome emocional, o que dá muitos indícios de como nos relacionamos com a comida e a importância das nossas emoções diante das nossas escolhas alimentares.




Suplementação para auxilio do controle da insulina


O Vitae Fiber Control  é um suplemento alimentar que auxilia a regular o intestino contendo em sua composição, óleo de chia e cromo com psyllium e cromo que auxiliam no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. 


Contento vários benefícios em seu uso contínuo:


  • Controle dos níveis de açúcar no sangue

  • Regula a pressão alta e diminui o risco de doenças cardiovasculares

  • Diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom

  • Melhora a saúde da pele e cabelo. 


Além da suplementação, é muito importante fazer boas escolhas na hora da inserção de doces. Que tal receitinhas fáceis e práticas para te salvar naquela vontade?


Nosso Vitae Shake é delicioso, com quatro sabores para que você escolha o seu favorito e você também pode fazer receitas deliciosas com ele.





Comentários


bottom of page