top of page
Classe de treino

Suplementos intratreino: quais são e como tomar

Foto do escritor: Somos Luci LuciSomos Luci Luci

Garantir ao corpo os nutrientes certos, no momento certo, é uma ótima forma de potencializar os benefícios da atividade física. Para isso, é preciso atenção do atleta com o que se come antes, durante e após a atividade. Pré-treino, intratreino e pós-treino


Neste texto vamos abordar especificamente os principais cuidados com a nutrição que se deve ter durante a atividade física, seja ela de curta ou longa duração. Siga no texto e confira dicas de nutrição intratreino que podem impulsionar os ganhos da prática esportiva.


Hidratação durante a atividade física


Durante a prática esportiva, o organismo utiliza o suor para dissipar o calor produzido pelo corpo e pela exposição ao sol. Além da água propriamente dita, são perdidos no suor grandes quantidades de eletrólitos, que são minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células e pela condução dos impulsos elétricos no nosso corpo.


Para repor a água e os eletrólitos, pode-se optar por:


  • Água de coco – contém naturalmente vários eletrólitos, que, embora não estejam em proporções ideais, ajudam a repor alguns minerais eliminados através do suor.

  • Bebidas isotônicas – se bem elaboradas, essas bebidas podem hidratar com eficiência, ajudando a manter o desempenho durante as atividades físicas. Deve ser observada a sua composição para evitar ingredientes artificiais (como corantes, aromatizantes e saborizantes) e quantidades inadequadas de eletrólitos.

Reposição de carboidrato durante o treino


A ingestão de carboidrato durante a prática de exercício físico pode impulsionar o desempenho e a recuperação após atividades com mais de uma hora de duração. Estudos mostram que a reposição de carboidrato prolonga o bom desempenho e ajuda a poupar as reservas do organismo, incluindo a massa magra.


Uma boa opção são os carboidratos de liberação prolongada, como a isomaltulose, que fornece energia constante, sem provocar picos de glicose e insulina no sangue.


Por que suplementar durante os treinamentos?


Além de garantir a hidratação e a energia essenciais para qualquer atividade física, podemos fornecer mais ao organismo. Há nutrientes que atuam no ganho de massa muscular, na redução da fadiga e na recuperação pós-treino, como a creatina e o BCAA. Confira abaixo dicas de suplementos intratreino.

Comments


bottom of page